21 de abril de 2013

"Jolanta"

Como devem saber, gosto imenso de ver filmes de época, sejam de histórias verídicas ou não. Hoje vi um filme que, sinceramente, acho que deveria ter tido muito mais exposição mediática, mas como não foi realizado por Steven Spielberg, não teve assim grande notoriedade. Falo-vos do filme sobre Irena Sendler.


Ora esta menina (conhecida também por Jolanta) era Polaca, e trabalhava como enfermeira e também nos serviços sociais. Com a ajuda de outras mulheres, conseguiu salvar a vida de 2500 crianças judias, dando-lhes documentos falsos e conseguindo que famílias Polacas lhes dessem guarida. Algumas continuavam nessas famílias, outras iriam para conventos. Tudo era válido. Levavam crianças como se estivessem doentes com tifo, algumas era escondidas entre o lixo, em caixões ou até em caixas de ferramentas.


Em 1943 os alemães descobriram as suas actividades, e ela foi torturada pela Gestapo. Mais tarde sentenciada à morte. A resistência Polaca conseguiu subornar alguns guardas alemães e quando ia para ser executada, um dos guardas chamou-a à parte e deixou-a fugir. Ela continuou nas listas de pessoas que foram executadas, mas claro, continuou escondida até a guerra acabar, apesar de continuar o seu trabalho com as crianças Judias.

O mais dificil foi sem dúvida convencer as mães a se separarem dos filhos. Mas ela guardou o registo de todas elas, e onde foram colocadas, para mais tarde reuni-las com as suas famílias de origem. Guardou tudo num frasco, e escondeu-o num jardim. Infelizmente, a maior parte dessas famílias tinham sido exterminadas durante a guerra...


Irena Sendler faleceu a 12 de Maio de 2008 com a bonita idade de 98 anos. E digam o que disserem, para mim tem cara de Anjo...  RIP.

3 comentários:

Narcissa disse...

Uau, como é que há pessoas tão boas neste mundo. Também acho que tem cara de anjo, grande mulher. Bom post :) Aqui no teu blog é sempre a aprender! Tenho de ver esse filme, obrigada pela dica :)

***

http://themarvelousworldofnarcissa.blogspot.pt/

Evanir disse...

Às vezes, você se aborrece
Porque ainda sou criancinha
E sempre deixo marcas de dedos
Nos móveis da casa inteirinha.
Mas estou crescendo dia a dia
E logo adulto vou ser
E essas marcas de dedos
Vão todas desaparecer.
Agora deixo uma marca bem especial
Pra você nunca esquecer
Como eram meus dedinhos
Antes de eu crescer.
Agora somos adultos a saudade
que sentimos já é nossa dos nossos
pequeninos já adultos também.
Feliz Dia Das Mães com muito carinho.
Ser mãe de verdade é ser amiga
dos filhos é ser seu porto seguro.
Cabe a nós mães ser exemplo
ser espelho onde nossos filhos possa
contemplar e refletir passado e futuro
com muito amor e fé acima de tudo.
Mãe :fale do amor de Deus para seus filhos
só assim eles terão orgulho de chamar te de (Mãe)
Feliz Dia das mães carinhosamente, Evanir.
Tem mimo na postagem fique a vontade para levar de lembrança.

Turista disse...

E tem mesmo cara de Anja, querida Susi. :)