Dita Von Teese, nascida Heather Renée Sweet (Rochester,Michigan,28 de Setembro de 1972) é uma atriz, modelo e popular artista burlesca Norte-americana.Fetishista assumida, Dita Von Teese é responsável pela reinvenção da estética pin-up dos anos 40 e 50 e do termo "burlesco" associado à arte ancestral do strip-tease, protagonista de espectáculos que incluem banho num copo de Martini gigante. O livro duplo Burlesque and the Art of Teese/Fetish and the Art of Teese é o testemunho ilustrado de uma sex symbol de luxo. Ela também é conhecida por ter sido casada com o músico norte-americano Marilyn Manson, entre 2005 e 2007.
Desde criança, sempre gostou dos musicais da MGM e adorava imitar as estrelas de Hollywood da Era Dourada. Não foi preciso muito para os seus pais a colocarem em aulas de dança e representação.
Aos 16 anos, Dita Von Teese estava obcecada por moda. Enquanto trabalhava numa loja de lingerie, apaixonou-se pelos diversos estilos de roupa interior feminina. Ali, nasceu uma entertainer erótica. Desde aí que Dita sabia que se algum dia conseguisse se tornar modelo, iria fazer as coisas à sua maneira.
Depois de fazer alguns trabalhos como modelo, shows eróticos e até alguns filmes, Dita Von Teese estava pronta para a fama. Tornou-se uma entertainer a solo aos 20 anos e passado algum tempo, a Playboy reparou nela. Em 1997 a revista publicou um ensaio fotográfico de Dita e o sucesso foi tanto que muitos começaram a conhece-la como a rainha do burlesco. Durante a sua carreira, Dita já apareceu mais de 30 vezes na revista Playboy e até foi capa em Dezembro de 2002.
Mesmo assim, o que realmente chamava a atenção eram os seus espectáculos ao vivo. Dita Von Teese recebeu ainda mais atenção depois de fazer alguns espectáculos com as Pussycat Dolls.
Considerada a Betty Page do novo milênio, Dita define-se como a "ultima pin-up retrô" e seu trabalho é inspirado nas pin-ups dos anos 40. Suas fotos evocam um clima de antigamente, em poses com espartilhos, maquilhagem e penteados inspirados nas divas de ontem. Nas suas apresentações o clima é retrô, com cenários que abusam de referências a filmes e shows dos anos 40, com direito a taças gigantes onde a musa aparece nua, banheiras etc. Tudo deliciosamente antigo, burlesco, enfim.
Uma das modelos preferidas da ilustradora Olivia de Berardinis, Dita costuma dizer que seu estilo é uma combinação de diferentes eras: "Meu período favorito é aquele situado na metade da década de 40, mas eu também gosto dos anos 30 e às vezes vou até os anos 50. Cada época tem elementos dos quais eu realmente gosto, então meu estilo é uma combinação dessas três décadas. Mas eu creio que sou melhor quando represento os anos 40. (...) Os penteados são mais elaborados e o figurino é bem específico. Simular a década de 40 é algo mais desafiador, por isso este é o meu período favorito".