5 de dezembro de 2011

Santa Claus & Coca-Cola.

Ora bem, como a época Natalícia está aí em força, e como achei umas imagens vintage TÃO lindas do Pai Natal, resolvi coloca-las aqui hoje, bem com um bocadinho de História.
Pois bem, há quem diga que a imagem actual do Pai Natal foi desenvolvida pela Coca Cola, já que o velhinho usa as cores da (tão boa) bebida gaseificada. Em parte é verdade, pois desde 1930 que o artista Sueco Haddon Sundblom começou a desenhar comerciais para a Coca Cola, usando o fato vermelho e branco. Isto durante 30 anos. E aqui estão alguns (muitos) exemplos:

 

 








Mas a verdade é que estas cores já eram usadas muito antes. Vermelho e branco são as cores tradicionais dos Bispos, e pensa-se que esta tradição remonta à história do Bispo de Myra, o Pai Natal original, no séc IV. Ele era famosos pela sua bondade pelas crianças e generosidade aos pobres. Depois da sua morte, a lenda do São Nicolau cresceu e ele ainda é relembrado em alguns países a 6 de Dezembro. 
Como tempo, as roupas de Bispo foram sendo substituidas pelo fato hoje em dia tão bem conhecido, mas que ainda hoje mantém as suas cores tão famosas. Apesar de haver lendas que colocam várias outras cores nas roupas do Santo, o vermelho e branco ficaram a ser oficialmente as suas cores.
A Coca Cola popularizou a nossa visão do doce velhinho que todos os Natais nos traz prendinhas, isto se fomos bonzinhos durante o ano, claro...  ;)
Falando em Coca Cola (com tanta publicidade, eu deveria ganhar umas quantas garrafinhas, era bom, eheh), achei um anúncio giríssimo dos anos 40. Tenho mais anúncios da Coca Cola vintage para vos mostrar mais tarde, mas não resisti a colocar este hoje. Só lendo mesmo! :)


1 comentário:

Miss Meadows disse...

For some reason I've always loved old Coca Cola ads! Especially the Christmas ones. That Santa always really looks like Santa should look! :) xx