23 de fevereiro de 2012

The Stepford Wives (Mulheres Perfeitas)

Olá amigas! Antes de mais peço desculpa pelo interregno. Fiquei sem net, três semanas, nem sei como consegui. É que parecendo que não, esta coisa de estarmos ligados ao mundo vicia!  :)
Ora como estive todo este tempo "parada", tive tempo para actualizar as minhas leituras. E também aproveitei para rever alguns filmes que tinha cá em casa, um deles o "The Stepford Wives"


Quando o comprei, foi meramente por causa do tipo de filme, gosto deste tipo de filmes, e comédias românticas e afins. Mas agora, e depois de ler o livro aqui mencionado antes (The Proper Care and Feeding of Husbands), confesso que vi o filme com outros olhos.
E comecei a entender melhor a visão que algumas pessoas têm das ditas "donas-de-casa". Ora no filme, e para quem ainda não viu, há uma comunidade em que as mulheres parecem ser perfeitas. O seu único propósito é o de satisfazer os maridos. Têm casas imaculadas, estão sempre bem vestidas e com um penteado perfeito, e principalmente, não pensam por elas. Cada uma tem um comando que as liga e desliga conforme a vontade do marido. Só por aí conseguem ver a ironia da questão. Ou seja, uma dona de casa, para ser perfeita, tem de ser uma boneca que não pensa. Ponto. 



No entanto, há uma reviravolta deliciosa. Se no início tudo levava a crer que quem tinha fundado esta comunidade "machista" tinha sido um homem, Mike Wellington (Christopher Walken), veio a revelar-se que a dona da ideia foi exactamente uma mulher, a Claire Wellington (Glen Close).


Segundo ela, que era uma mulher com uma carreira de sucesso, estava farta de nunca ter tempo para as coisas importantes da vida, para a família, e principalmente andava sempre stressada. Então, ela resolveu criar um mundo em que as mulheres podiam deixar esse stress para os maridos, e cuidar elas da outra parte. Irónicamente, teve de "inventar" que a ideia de tudo tinha sido de um homem. Algo que ela nem se importava.

Agora a questão que se impõe: Claro que isto é um filme, e muito exagerado em certos aspectos. MAS: Porque é que uma mulher que tem uma carreira e decide ficar em casa, é vista como "sem cerebro" e fútil? Para uma mulher ser vista como bem sucedida, terá de ter um canudo? Não será exagerado? Ninguém diz que as mulheres que têm uma grande carreira são obcecadas, ou frígidas, ou que se escondem atrás da dita carreira porque não conseguem ter sucesso nos relacionamentos. Então porque é que quando o contrário acontece, é visto como algo fútil e de alguém que subitamente perdeu o juízo??

Sei que falo muitas vezes sobre este assunto, mas é algo que me toca muito. Se eu gostava de ser uma Stepford Wife? Sim, não me importava nada, principalmente de morar numa daquelas casas... Mas sem o comando, please!!  ;)

 
E termino aqui com uma "quote" bem gira da inigualável Bobbi Markowitz:

Stepford Wife: I'm going to use a pine cone as the baby Jesus this year.
Bobbi Markowitz: And I'm going to attach a pine cone to my vibrator and have a really merry Christmas!

Sem comentários: