4 de junho de 2013

Elise Hensler/ Condessa de Edla

Por vezes procuramos muito no exterior, mas esquecemo-nos que cá em Portugal também temos histórias e lugares lindos! É o caso da Condessa de Edla.


Ora Elise Hensler nasceu em 1836 e era de origem Suíssa/Alemã. Aos 12 anos ela e a família emigraram para Boston, nos EUA. Adorava as Artes, e terminou os seus estudos em Paris. Ao longo dos anos tornou-se fluente em 7 línguas. A 10 de Junho de 1869 casou-se com D. Fernando II de Portugal.


O casal gostava de se refugiar em Sintra, onde D. Fernando tinha comprado o então abandonado mosteiro da Nossa Senhora da Pena.
Entretanto, entre 1864 e 1869, doi mandado construir o Chalé da Condessa de Edla, numa área de 8 ectares, a oeste do Parque da Pena.
Foi edificado segundo os modelos dos Chalés Alpinos, que não só estavam muito em voga na altura, como atendia também às origens da própria Condessa.






 Em pedra e cal, o revestimento exterior simula madeira, algo comum no final do séc XIX. As molduras das portas e janelas foram feitas em cortiça, e foram utilizadas 2 toneladas de cortiça virgem.

Após a queda da Monarquia Portuguesa, em 1910, o Chalé ficou ao abandono e falta de manutenção. Em 1999 houve um incêndio criminoso que destruíu grande parte do Chalé.


Entretanto já foi recuperado, felizmente. Entre 2011 e 2013 foi recuperado, e voltou à sua beleza e esplendor original. A seguir colocarei algumas imagens do interior. 

Cozinha do Chalé













 


Sem comentários: