27 de maio de 2012

Mildred Pierce

Ontem foi uma noite meio estranha. Para os que seguem  Downton Abbey na Fox Life (canal 73 do MEO), ontem não deu a minha amada série... Foi um sentimento um bocado vazio, era a minha parte preferida das noites de sábado, e agora... 
Mas, em vez disso, estava uma série que confesso, nunca tinha ouvido falar. Pior ainda por ser um remake  dos anos 40! Shame on me!!


"Esta série é uma adaptação do romance de James M. Cain de 1941 que, resumindo, conta a história de uma dona de casa Mildred Pierce (Kate Winslet) que procura trabalho, durante os anos da Grande Depressão, para tentar manter o seu estilo de vida da classe média depois de o seu marido a deixar com duas filhas adolescentes. Veda (Morgan Turner e Evan Rachel Wood), a sua filha mais velha, vai tornar-se na maior fonte de drama, problemas e antagonismo para Mildred, sendo que grande parte da trama se centra na relação entre as duas.

Para além desta complicada relação familiar, a história explora o lado complexo dos relacionamentos que Mildred partilhou com os homens da sua vida, incluindo o seu amante e jogador de pólo, Monty Beragon (Guy Pearce) e o seu ex-marido Bert Pierce (Brían F. O’Byrne). Paralelamente, explora as crises naturais da classe média envolvendo assuntos como o orgulho, o status social, a luta para ganhar a confiança de alguém, a perseverança para continuar a lutar… Isto em muito se assemelha aos dias de hoje e às batalhas particulares de cada um devido à crise económica mundial.

Esta série divide-se em cinco partes distintas que vão mostrando o passar dos anos.

Primeira Parte: Depois de expulsar o seu marido traidor de casa, Mildred, uma jovem mãe de duas filhas da classe média, tenta encontrar um emprego razoável na Califórnia durante o período da Depressão americana. Depois de várias reviravoltas, Mildred acaba por aceitar, relutantemente, o trabalho como empregada de mesa num restaurante local. No entanto, Mildred quer manter segredo acerca do seu emprego para não dar a conhecer à filha a sua humilhante situação. 


Segunda parte: As finanças de Mildred começam a melhorar quando ela começa a vender as suas tartes no restaurante. Quando Veda envergonha Mildred pelo fato de esta ser empregada, Mildred decide organizar novos planos de vida e abrir um restaurante seu. Com a ajuda de Wally (James LeGros) ela elabora um projecto para converter uma antiga casa modelo num restaurante. Numa tarde, ainda a trabalhar no restaurante como empregada, Mildred junta-se impulsivamente a um estranho, Monty Beragon, numa viagem à praia. De volta a casa, descobre que a sua filha Ray (Quinn McColgan) está bastante doente. Já no hospital, a pequena acaba por não sobreviver.


Terceira parte: Ainda com a morte de Ray recente, Mildred apressa os preparativos para o seu novo restaurante. Na noite de abertura, entre os convidados está Monty, que descobre através de Veda que Ray morreu. Enquanto Mildred e Monty passam mais tempo juntos, ele tenta convencê-la a comprar um novo piano a Veda, mas com a Depressão, ela opta por alargar o restaurante, adiando a prenda. Quando Veda não recebe o piano esperado, ela descarrega a raiva na mãe revelando as conversas inapropriadas que teve com Monty sobre o caso deste com Mildred. Furiosa, a mãe confronta Monty na sua mansão em Pasadena e acaba o relacionamento dos dois após uma apaixonada discussão.


Quarta parte: Depois das várias evoluções que o seu restaurante sofreu, Mildred planeia abrir uma marisqueira em Laguna Beach. No entanto, o crescente sucesso de Mildred contrasta com a sua relação tempestuosa com Veda que começa a desesperar quando o seu professor de piano morre e o novo instrutor, Carlo Treviso (Ronald Guttman), não dá valor ao seu talento. Triste com a rejeição, Veda começa a sair com um grupo da alta sociedade, incluindo Sammy Forrester, cuja mãe (Hope Davis) acaba por ir a casa de Mildred discutir o noivado dos dois. Quando Mildred confronta Veda, descobre que o plano da sua filha é pressionar a família de Sammy (Nick Westrate) para lhe dar dinheiro que a vai ajudar a lidar com uma gravidez não planeada. Duvidando que Veda esteja grávida, Mildred acaba por expulsar a filha de casa. Depois de meses sem comunicação, Mildred descobre o grande sucesso de Veda como cantora de ópera. Ao ouvi-la na rádio, Mildred fica maravilhada com o talento da filha e está determinada a conquistá-la.


Quinta parte: Mildred convence o seu namorado Monty a tentar a reconciliação das duas. Infelizmente para Mildred isto quer dizer que ela terá de comprar todos os bens da família dele assim como pagar todas as extravagâncias de Veda. Mildred e Monty acabam por se casar, mas as coisas começam a correr mal: Wally, o seu parceiro de negócio, descobre que o facto de Mildred viver como uma pessoa milionária está a afetar o negócio. Isto leva a que Mildred confesse a Bert, o seu ex-marido, que tem feito lavagem de dinheiro na sua companhia para conseguir pagar o amor de Veda. Ao precisar de algum dinheiro de Veda, Mildred vai até casa da filha para a enfrentar. Aqui, ele encontra Veda na cama com Monty, o seu padrasto. Este explica que vai deixar Mildred para ficar com Veda e, num ataque de fúria, a nossa heroína tenta estrangular a sua filha, que fica incapaz de cantar. Semanas mais tarde, Mildred consegue o divórcio de Monty, é obrigada a afastar-se do seu negócio e reconcilia-se com Bert. Os dois ficam chocados quando Veda aparece em casa com vários jornalistas na tentativa de se reconciliar com a mãe e acabar com toda a má publicidade em torno do seu caso com Monty. Mildred acaba por aceitar o pedido de desculpas, mas meses mais tarde, Veda anuncia que vai mudar-se para Nova Iorque com Monty, deixando para trás uma Mildred destroçada que decide esquecer a filha."


Aqui estão algumas imagens da série dos anos 40.  :)







Até a minha Downton Abbey voltar, continuarei a seguir Mildred e as suas aventuras.  :)

1 comentário:

Scarlet Manuela disse...

Aconteceu-me o mesmo que a ti e também gostei desta nova série :) mas este teu post foi um bocadinho spoiler! Contaste tudo!!