11 de julho de 2012

Ontem e hoje...

Para quem não sabe, ando a ler livros de época, ultimamente. Neste momento estou a ler "A Praia do Destino" de Anita Shreve, e está a ser delicioso. Como o próprio título indica, é passado num ambiente balnear, em 1899, e descreve muito a vida de uma adolescente que está de férias em Fortune Rock.
Então penso cá para comigo: Não é interessante que em tempos que os carros eram raros e não era sequer conhecida a ideia de camada de ozono e cancro de pele, as pessoas se cobrissem ao máximo, e hoje em dia, com tudo o que se está a passar, as pessoas andam cada vez mais nuas..?
Aqui estão alguns exemplos do antes e do depois.
1800s:





Actualidade:




E pasmem:


Não, não sou contra. Cada um anda como quer. Não tenho problemas com nudismo nas praias... Mas isso não quer dizer que não ache toda a situação irónica, no minimo!  :p

Ok, as mulheres de 1800 não estavam minimamente preocupadas com o cancro da pele, pois o ter-se uma pele alva era sinónimo de estatuto social/ saúde. Quem tinha dinheiro, podia dar-se ao luxo de não sair de casa. Quem era naturalmente bronzeado eram os trabalhadores no exterior. E esses padeciam geralmente de doenças, pois viviam em condições de pobreza. Daí o ser tão importante ser-se "branco". Já hoje em dia, o ideal de beleza passa por uma pele bronzeada, pois significa geralmente que se tem dinheiro para passar férias, para sair do "escritório" ou outro local de trabalho no interior...

Claro que deveria ser horrível ir-se à praia com um vestido enorme, mas... Porque não adoptar hoje em dia algumas ideias para proteger a pele..?

Sem comentários: