17 de abril de 2013

Rosie, the Riveter

Cada vez mais se nota o crescimento da onda Vintage. Já inspira videoclips, filmes... enfim.
Desde há uns tempos que decidi colocar aqui a imagem de um poster muito famoso da época da Segunda Guerra Mundial. É este:

Rosie, the Riveter
Nele, as mulheres eram encorajadas a ingressar nas fábricas enquanto a força laboral masculina estava na guerra. E quem era a "Rosie"? Qual a sua história?
Bem, acredita-se que a inspiração para este poster foi uma rapariga de 17 anos chamada Geraldine Doyle.

Doyle em 1942, com 17 anos.
Reza a história que Geraldine foi trabalhar para uma fábrica de pressar metais, com 17 anos. Como tocava violoncelo e tinha medo de se magoar, cedo decidiu sair de lá. Durante o pouco tempo que lá esteve, houve um fotógrafo da United Press International que lhe tirou uma foto.


E foi essa foto que, reinventada pelo artista gráfico J. Howard Miller, transformou-se no famoso poster.


Foi só nos anos 80 que o poster "We Can Do It" passou a ser conhecido. Ela não sabia que tinha sido a inspiração para esse poster, excepto nos fins dos anos 80 quando saíu uma reportagem num jornal com as suas fotos dessa época e falando sobre o assunto.

Geraldine com o Poster.
Geraldine faleceu em 26 de Dezembro de 2010, com 86 anos. Teve 5 filhos, 18 netos, e 25 bisnetos.

Até foi criada uma canção sobre a "Rosie, the Riveter".  :)

2 comentários:

Narcissa disse...

Uau Susy, adorei o post! Desconhecia totalmente que este poster tinha tanta história. Pensava apenas que tinha servido de inspiração para as mulheres colaborarem na guerra. Gostei muito :)

***

Susy disse...

Obrigada! Eu já conhecia há algum tempo, também descobri por aí (sou uma Googlomaníaca, lol), mas levei algum tempo a colocar essa info aqui. Fico feliz por teres gostado. :) Jinhos***